Dieta Das Proteínas: Como Iniciar?

A proteína é incrivelmente importante para uma boa saúde.É um nutriente que deve ser consumido todos os dias para atender às necessidades do seu corpo. Veja como funciona a dieta das proteínas.

A ingestão dietética de referência (DRI) para proteína é de 0,36 gramas por quilo de peso corporal, ou 0,8 gramas por quilograma.No entanto, muitas evidências sustentam uma maior ingestão de proteína para perda de peso e outros benefícios para a saúde.

Este artigo analisa detalhadamente os efeitos benéficos da proteína e fornece orientação para alcançar os melhores resultados em uma dieta rica em proteínas.

Dieta Das Proteínas e por que é importante?

A proteína é um dos três macronutrientes, juntamente com carboidratos e gordura.

Em seu corpo, ele desempenha as seguintes funções:

  • Reparação e manutenção: A proteína é o principal componente dos músculos, ossos, pele e cabelo. Esses tecidos são continuamente reparados e substituídos por novas proteínas.
  • Hormônios: As proteínas mensageiras químicas permitem que as células e os órgãos do seu corpo se comuniquem uns com os outros.
  • Enzimas: A maioria das enzimas são proteínas, e as milhares de reações químicas que ocorrem em todo o corpo são impulsionadas por elas.
  • Transporte e armazenamento: algumas proteínas ajudam a fornecer moléculas importantes onde elas são necessárias. Por exemplo, a hemoglobina da proteína transporta oxigênio para as células do seu corpo.

As pessoas que querem emagrecer decidem adotar uma dieta rica em proteínas. Comer proteína ajuda a pessoa a se sentir completa, o que pode levá-la a ingerir menos calorias em geral.

 Dietas ricas em proteínas normalmente incluem grandes quantidades de proteína e apenas uma pequena quantidade de carboidrato.

De um modo geral, os produtos animais são considerados “proteínas completas” porque contêm todos os aminoácidos essenciais nas quantidades ideais que o seu corpo necessita. Estes incluem ovos, laticínios, carnes, peixes e aves.

As proteínas vegetais não fornecem quantidades adequadas de todos os aminoácidos essenciais, mas podem ser combinadas com outras fontes vegetais para produzir proteínas completas. 

Feijões, legumes, grãos, soja, nozes e sementes são exemplos de alimentos vegetais ricos em proteínas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *